top of page

Meu trabalho é pautado por modelos de tratamento aprovados pela Associação de Psicologia Americana. Com novos atendimentos, crio um plano de tratamento com meu cliente para que possamos buscar os melhores resultados de forma rápida. Para saber mais sobre os protocolos que utilizo, te convido a acessar a página da Society Clinical Psychology, onde já há atualizado os últimos resultados de tratamento para todos os transtornos psicológico.
 

Os atendimentos ocorrem na modalidade online.

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, ou como chamamos TDAH, é composto por uma tríade de sintomas com a combinação de hiperatividade, impulsividade e déficit de atenção, esses sintomas podem ser associados a outros como dificuldades de aprendizagem, ansiedade, depressão, entre outros. Ele se divide em subtipos, são eles: desatento, hiperativo ou misto. 

Podemos observar alguns sintomas de desatenção em situações cotidianas, sejam relacionadas ao trabalho, estudos ou vida pessoal, na dificuldade em seguir instruções, na facilidade em distrair-se diante de estímulos externos, a sensação de perder-se no tempo, o sentimento de estar a"mil por hora", na dificuldade em priorizar o que é importante, na desorganização, na dificuldade em esperar a vez do outro, querendo passar na frente e em outros diversos aspectos da vida cotidiana.

Porém algumas pessoas camuflam esses sintomas e só tem o diagnóstico na idade adulta, apesar dos sintomas estarem presentes desde a infância. Por isso, na terapia, vamos desenvolver estratégias e treinamento de habilidades essenciais para melhorar a concentração, reforçar mudanças de comportamentos e estimular novos hábitos mais saudáveis, isso fará com que você encontre formas de lidar com determinadas situações de forma mais segura.

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

Você sabia que o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC, não tem somente relação com limpeza, toques e organização? O TOC é um transtorno mental que se caracteriza pela presença de obsessões e compulsões.
 

As obsessões são pensamentos, impulsos e/ou imagens indesejadas, sendo eles intrusivos ou recorrentes, causando uma ansiedade significativa. Já as compulsões são comportamentos repetitivos como forma de aliviar uma ansiedade causada pelas obsessões. Por exemplo, no caso do ciúme patológico, os pensamentos intrusivos do companheiro que “pode estar” traindo ou enganando, faz com que a pessoa busque maneiras de aliviar esse sofrimento, tendo comportamentos como ir atrás da pessoa, segui-la na rua, ligar compulsivamente como uma forma de verificação desses pensamentos obsessivos. Ou, outro exemplo, é fazer verificações constantes se desligou o gás ou não; medo de contaminação/germes; pensamentos blasfemos ou agressivos; entre outros.

Existem diversas categorias pro TOC e algumas delas são: acumulação; ciúmes patológico; tricotilomania (arrancar fios de cabelo e pelos de seu corpo); escoriação (comportamento de beliscar, espremer ou morder de forma recorrente a própria pele), induzido por substancias/medicamento; dismórfico corporal (preocupação, sem controle, com a aparência) e relacionado especificado: ciúme obsessivo, roer unhas e entre outros.

 

Nós iremos identificar padrões de pensamento disfuncionais e os comportamentos associados para modifica-los em nossas sessões, realizando a dessensibilização sistemática do evento temido, trazendo mais qualidade de vida para você e para te auxiliar nesse processo, são ensinadas técnicas de relaxamento e técnicas cognitivas para melhor interpretação do evento estressor.

Dificuldades com Rotina

Hoje nossa rotina é marcada por situações de estresse, escassez de tempo, pressão por resultados, tensões, risco de sofrer violência, discriminação e exclusão social, a mente não para! A maneira como iniciamos e terminamos cada dia influencia diretamente todas as áreas de nossa vida, não ter uma boa rotina pode trazer prejuízos pessoais, no trabalho e até amorosos.

Pessoas que têm dificuldade para estabelecer uma rotina geralmente não gostam da repetição de tarefas e atividades. Elas se sentem presas em um ciclo sem espaço para a criatividade e espontaneidade.


Manter uma rotina diária, no entanto, não precisa ser aprisionador e esse será o foco das nossas sessões, regular o sono e seu relógio biológico, desenvolver estratégias que tornem seu dia a dia mais funcional, formar novos hábitos, identificar e reduzir os níveis de estresse, encontrar um tempo para você e, assim, te proporcionar mais qualidade de vida.

Ansiedade e estresse

A ansiedade existe no homem desde sua origem e, inicialmente, funcionava em situações de perigo para auxiliar seu instinto de sobrevivência. Mas os tempos mudaram e o que era natural passou a se tornar um grande problema, principalmente quando a ansiedade sai do nosso controle. Os transtornos ansiosos são uma reação emocional de uma ameaça do futuro, e tem a incerteza e imprevisibilidade como seus principais gatilhos. Parece nossa mente e corpo estão sempre alertando que irá ou poderá acontecer algo, acompanhado de pessimismo. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, urgência, medo e insegurança, gerando em nosso organismo uma reação de “luta” ou “fuga”.

 

Na terapia iremos identificar os principais gatilhos e ensinar ao paciente como controlar as respostas desaptativas de ansiedade por meio do controle corporal, aplicando técnicas de resolução de problemas, de relaxamento e mindfulness, depois iremos trabalhar na reestruturação de crenças cognitivas negativas e crenças de catastrofização da realidade, estimular novos hábitos e a prática de atividades físicas, pois liberam substâncias como a serotonina que ajudam na regulação do organismo, desenvolvendo estratégias que ajuda a suportar o estresse.

Depressão

A depressão se caracteriza pela presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima. Você pode sentir desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas, desinteresse, falta de motivação e apatia, diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido, insônia com múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial ou até mesmo aumento do sono, dormindo demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo.

Nosso objetivo será o tornar apto novamente para manter sua vida cotidiana por meio de técnicas de ativação comportamental e técnicas cognitivas para mudança de crenças negativas sobre a realidade e sobre si mesmo, aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão, diminuir o impacto provocado pelo estresse e desenvolver estratégias para evitar recaídas.

bottom of page